terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Aprendizagens



Na última postagem desabafei, pois estava com dificuldades de realizar uma atividade solicitada pela interdisciplina de Seminário Integrador que era de desenvolver uma arquitetura pedagógica.
Bem, hoje estou mais tranqüila, pois consegui realizar a atividade e entender melhor o que é uma arquitetura pedagógica, que nada mais é do que uma atividade, um plano de aula... Que envolva elementos (como: Avaliação, Tecnologias/Web 2.0, Flexibilidade, Cooperação, Socialização, Conhecimentos prévios, Mediador, Interesses em comum, Autoria, Questionamentos/ Provocações, Problematização, Interação, Ambiente desafiador, Atividades em grupo, Murais informativos) em diferentes tipos de atividades.Neste sentido a proposta de trabalhar com as arquiteturas pedagógicas inovam a nossa prática docente, pois valoriza os conhecimentos prévios e os interesses dos alunos, tornando-os criadores de seus próprios conhecimentos e aprendizagens.

Um comentário:

Eliana Ventorini disse...

Jucimara!

Que bom te encontrar mais animada e confiante e ver a angústia superada!

O importante é compreender as concepções pedagógicas que sustentam/fundamentam todo o trabalho que vem sendo proposto pelo Pead.

Se compreendemos a teoria, as concepções que fundamentam a metodologia de Projetos de Aprendizagem e os outros exemplos de arquiteturas mencionadas no artigo/texto que vocês leram, temos condições de criar nossas próprias arquiteturas, de forma criativa e "artesanal".

Afinal, como bem compreendestes, a arquitetura pedagógica nada mais é do que uma "estratégia pedagógica" coma o foco na aprendizagem!

Seguimos...

Beijo grande,
profa Eliana