Realizando a atividade proposta pela interdisciplina Educação De Pessoas Com Necessidades Educacionais Especiais de pesquisar sobre instituições que oferecem atendimento especializado para crianças especiais percebi que nosso município esta longe da inclusão, pois dentre as escolas municipais, estaduais e privadas existentes na nossa cidade nenhuma dispõe de uma sala de recursos adequada para oferecer as condições necessárias para a aprendizagem dos alunos especiais, forçando assim o encaminhamento deste para a Instituição Especial (APAE) existente no município.
“Constituição Federal Estabelece o direito de as pessoas com necessidades especais receberam educação preferencialmente na rede regular de ensino”, no entanto em nosso município isso não acontece, mas, fico um pouco contente, pois lendo o texto “Sessão Especial – Políticas de Melhorias da Escola Pública Para Todos: Tensões Atuais” percebi que em algumas regiões do país a situação da inclusão e muito mais precária do que em nosso município.
“A proposta de atender alunos com necessidades educacionais especiais junto aos demais alunos, portanto, priorizando as classes comuns, implica atentar para mudanças, no âmbito dos sistemas de ensino, das unidades escolares, da prática de cada profissional da educação, em suas diferentes dimensões e respeitando suas particularidades. A escola e seus professores, particularmente, não podem ser tomados como únicos responsáveis pela garantia da aprendizagem de todos os alunos, mas sim como parte integrante da implementação de políticas de educação, que devem estar explicitadas em programas de governo e ordenadas em metas e objetivos nos planos de educação em âmbitos das três esferas de governo” (MITTLER, 2003). Neste sentido, governo, profissionais da educação, sociedade..., tem que fazer a sua parte para que a inclusão seja satisfatória.
2 comentários:
Oi Jucimara, a questão da inclusão ainda provoca polêmica na sociedade. A falta de políticas públicas e o despreparo dos profissionais, sem dúvida, tornam o processo de inclusão ainda mais difícil de ser implementado de fato. Há muito o que avançar ainda...Essas e outras reflexões, proporcionadas pela interdisciplina de Necessidades Especiais, reafirmaram tua compreensão sobre inclusão ou fizeram mudar a concepção que tinhas? Seguimos conversando! Beijos, Rô
Oi
Rosângela,
As reflexões realizadas a partir das propostas apresentadas pela interdisciplina de Necessidades Especiais acrescentaram informações importantes que eu ainda não tinha sobre a inclusão como: a importância para a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças com necessidade especiais de freqüentar uma escola regular e não somente uma escola especial.
Abraços
Jucimara
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