A Interdisciplina de Filosofia da Educação propôs uma atividade onde a partir de filme “O Clube do Imperador” teríamos que identificar uma cena de conflito moral.
O filme mostra o professor William Hundert lecionando num colégio interno para rapazes, com o principal objetivo de tentar moldar a personalidade dos alunos, usando os bons exemplos dos personagens da história através de estudos de filósofos gregos e romanos. O professor se esforça para mostrar a seus alunos a importância de ter uma atitude correta para o caráter de um homem.
Tudo esta correndo perfeitamente em suas aulas até a chegada do aluno Sedgewick Bell, filho de um influente senador e um dos principais doadores de “verbas” para manter o colégio.
Mesmo com os questionamentos de Sedgewick Bell sobre a importância do que é ensinado, Hundert o considera um aluno inteligente, achando que até pode colocá-lo no caminho certo.
Iniciam as provas classificatórias o concurso “Senhor Julio Cesar” que teria como finalistas apenas três alunos e todos estão ansiosos com os resultados.
Neste momento encontrei uma cena onde o professor esta diante de um conflito moral.
Sedgewick Bell ficou em quarto lugar na classificação do concurso, e diante de poucos, mas consideráveis, avanços o professor acaba, desonestamente, forjando esta classificação colocando-o em terceiro lugar, imaginando que esta seria uma oportunidade de aproximação onde poderia passar seus conceitos tentando mudar ainda mais o caráter de Bell.
O final do concurso, Bell decepciona o professor, arrumando um jeito de “trapacear”. O professor desconfia da atitude do aluno e muda a última pergunta do concurso, tentando se “redimir”.
Refletindo sobre este assunto, podemos ver que nos os seres humanos não somos perfeitos, que mesmo pessoas que seguem os princípios de caráter e honestidade podem ter algum deslize.
Percebi que o caráter e personalidade de uma pessoa são moldados no decorrer da vida e pelos exemplos, bons ou ruins, que recebemos de nossos pais. O ambiente que estamos inseridos influência muito no desenvolvimento do nosso caráter e da personalidade, sendo assim a família desenvolve um papel fundamental no aperfeiçoamento destes princípios, assim como a escola, os amigos e o trabalho. O filme mostra que só a escola, não tem força para mudar sozinha, o caráter de uma pessoa mesmo se estamos inseridos na melhor escola e com o melhor professor.
Um comentário:
Oi Juci,
É na relação com as outras pessoas que construímos certa consciência moral, que compreendemos a importância da regras/leis, que definimos o que é certo e errado. Por isso, é importante que, enquanto educadores, nos preocupemos em servir de exemplo para nossos alunos por meio de atitudes que estejam sempre embasadas em valores como a justiça, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade... E mais do que isso podemos, a partir do diálogo e do estabelecimento de regras sociais, fazer o aluno refletir sobre suas atitudes. Conforme apontas, "A escola não tem força para mudar sozinha", mas sempre há algo que possamos fazer... não podemos é nos omitir.
Seguimos conversando! Beijos, Rô Leffa
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