terça-feira, 30 de junho de 2009

Educação Especial

Neste semestre com as atividades propostas e as leituras, consegui perceber a importância da escola no desenvolvimento de uma criança com necessidades especiais. Uma criança com deficiência física, por exemplo, necessita de uma interação com o meio, para desenvolver as habilidades já conhecidas e descobrir outras. Neste sentido, acredito sim que a sala de aula será um ambiente rico de estímulos.
Percebi também que realmente não tinha nenhum conhecimento sobre esta deficiência, o autismo quando iniciamos a unidade sobre crianças autistas e me perguntava “se era possível a inclusão de alunos autista no ensino regular?”, tamanha era minha ignorância sobre o assunto, mas lendo os textos propostos pela interdisciplina Educação De Pessoas Com Necessidades Educacionais Especiais e buscando outras informações percebi que é possível sim incluir na escola regular um aluno autista. Claro que respeitando suas limitações e buscando cada vez mais informações sobre este aluno junto com a família. Bem acredito que após o estudo desta interdisciplina, devemos pensar numa forma de trabalharmos juntos, escolas regulares com escolas especializadas, esta sim seria uma forma de incluirmos as pessoas com necessidades especiais, sem comprometer seu desenvolvimento e sua aprendizagem, esta é nossa luta.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Juci,

A inclusão ainda causa muita discussão. Muitas pessoas ainda veem a inclusão com desconfiança, talvez por falta de esclarecimento...talvez pela dificuldade em compreender e aceitar o diferente.
Que bom que, por meio da interdisciplina de Necessidades Especiais, tiveste a possibilidade de discutir sobre esse assunto e, assim, ampliar tua compreensão.
Sabemos que há muito ainda a ser feito para que a inclusão aconteça de fato, mas aceitar as diferenças, compreender a importância do convívio social para toda e qualquer criança e buscar alternativas a partir de parcerias entre escola, pais, atendimento especializado já é um bom começo.

Beijos, Rô