sábado, 28 de novembro de 2009

Linguagem

A preocupação com a leitura, a escrita e a oralidade já vem de muito tempo. O ser humano desde muito cedo, consegue se comunicar com as pessoas que o cercam, mesmo não tendo uma idéia concreta do que esta fazendo, com o passar dos anos, e com estimulo dos familiares ele passa a repetir o que lhe falam, e assim se dá início sua fala, conforme sua cultura. Até a idade de entrar na escola a criança conhece a fala e a escrita de uma maneira mais “ampla”.
E é a partir daí que a escola como uma das mais importantes agências de letramento tem que ter preocupação com o letramento social, pois segundo Paulo Freire “aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade."
Sendo assim a leitura de mundo bem como a leitura das palavras devem estar ligadas, pois precisamos das duas para nos tornar cidadãos críticos, participativos capazes de transformar a sociedade que estamos inseridos


Referência:
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo. 41ª ed.Cortez. 2001.

Nenhum comentário: