segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Nono semestre

O eixo 9 esta terminando e com ele o curso de Pedagogia, neste semestre o desafio era pesquisar e aprofundar os estudos sobre um problema enfrentado no estágio supervisionado.
Durante meu estágio foi visível minha resistência em trabalhar com a metodologia de Projeto de Aprendizagem, estudada durante o curso. Ao me deparar aplicando esta nova metodologia e percebendo que os resultados eram positivos e o os alunos cada dia mais interessados, me questionava “porque resisti tanto a mudança?”
Esta dúvida ficou “martelando” na minha cabeça por muitos dias até que um dia eu falei “este é meu problema para o TCC”, “PROJETO DE APRENDIZAGEM: REALIDADE OU DESAFIO” tendo como pergunta norteadora “Quais os desafios e as dificuldades encontradas pelos professores ao trabalhar com Projetos de Aprendizagem?” Meu Objetivo com esta pergunta era identificar as dificuldades e desafios de trabalhar com a metodologia de Projetos de Aprendizagem. Para responder a minha pergunta busquei informações com alguns autores como Fagundes, Magdalena e Costa, Molin, Becker, Freire entre outros.
E o concluir meu TCC ficou claro que o projeto de aprendizagem, mesmo sendo uma maneira muito inteligente de despertar o interesse dos alunos para a construção do conhecimento, ainda apresenta inquietações e certa resistência por parte de alguns professores. E é preciso que os professores assumam uma nova postura diante do ato de ensinar, passando a entender a educação como uma proposta em construção, onde adotar uma nova metodologia não significa que esta esteja pronta, mas que pode ser experimentada e modificada sempre que for preciso.


FAGUNDES, Léa da C., Sato, Luciene S. & Maçada, Débora L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Cadernos Informática para a Mudança em Educação. MEC/ SEED/ ProInfo, 1999.
MOLIN ,Suênia Izabel Lino - Projeto De Aprendizagem E Tecnologias Digitais: Novo Fazer Na Prática Pedagógica - Disponível em
https://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/viewFile/947/803 Acesso em: setembro de 2010.
MAGDALENA, B.C e COSTA, I. E. T. Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0 - Faculdade de Educação/PEAD - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto Alegre – RS – Brasil. Disponível em:
http://peadsapiranga20092.pbworks.com/f/PA_web2_Bea_Iris.pdf Acesso em: Setembro de 2010.
____________.Internet na sala de aula: com a palavra, osprofessores. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
FREIRE, Paulo – Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
BECKER, Fernando. O que é Construtivismo. UFRGS – PEAD 2009/1
ZAGO, Nadir, CARVALHO, M.P. de e VILELA, R. A T. (org.) Itinerário de Pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro, D.P.&A, 2003.
VASCONCELLOS, Celso, A transformação cabe ao professor. Filósofo, mestre em História e Filosofia da Educação pela PUCRS. Entrevistado pelo Jornal Extra Classe (2007) e publicado no Sinpro/Rs – Sindicato Cidadão - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL Disponível em: http://www.sinprors.org.br/cepep/entrevista_celso.asp. Acesso em: novembro de 2010.

Nenhum comentário: