terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sétimo semestre

Ao visitar os arquivos das atividades e leituras realizadas no sétimo semestre, localizei a interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação onde encontrei um texto de HERNÁNDEZ; MONTSERRAT, 1998. A ligação entre o texto lido e o assunto do meu TCC, foi claramente percebida ao longo da leitura. Meu TCC busca destacar os desafios encontrados pelos professores ao trabalhar com projetos de aprendizagem e o texto destaca os aspectos positivos e desafiadores do trabalho por Projetos. Os aspectos positivos do trabalho com projetos é o envolvimento dos alunos, no qual eles se tornam co-responsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto e pelas suas aprendizagens. O trabalho com projetos também é desafiador para os educadores, pois ele passa de transmissor de conhecimento para mediador, auxiliando o aluno a tornar autor de seu conhecimento. Neste sentido o professor deve compreender que o aluno tem a possibilidade de construir a sua aprendizagem, ou seja, ele passa a fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, como um ser participativo e crítico e não mais como alguém que somente recebe conhecimento sem significado.

HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares_ A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998.

Um comentário:

Roberta disse...

Jucimara!!

Esta tua postagem está bem clara, trazendo elementos importante da tua aprendizagem que foram estudados no teu TCC. Quando encontramos relação com o TCC fica mais fácil mesmo escrever.

Abraços
Roberta